sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Rimas

É a identidade ou semelhança de sons no final (rima final) ou no interior (rima interna) dos versos.

  • São chamados versos brancos aqueles que não apresentam rima final.
  • São chamados poemas em forma fixa aqueles que são submetidos a regras determinadas quanto à combinação de versos. A mais importante produção em forma fixa é o soneto; composição de catorze versos, geralmente decassílabos ou alexandrinos, agrupados em dois quartetos e dois tercetos.
Exemplos de rima e estrofe:

a) Dístico:
"Filho meu, de nome escrito
da minh’alma no infinito.
Escrito a estrelas e sangue
no farol da rua langue...
Das tuas asas serenas
faz manto para estas penas."
(Cruz e Sousa)
  • Esquema rímico: aa bb cc

b) Sextilha:
"Por água brava ou serena
Deixamos nosso cantar,
Vendo a voz como é pequena
Sobre o comprimento do ar.
Se alguém ouvir temos pena:
Só cantamos para o mar...."
(Cecília Meireles)
  • Esquema rímico: ab ab ab

c) Oitava:
"Porém já cinco Sóis eram passados
Que dali nos partíramos, cortando
Os limares nunca de outrem navegados,
Prosperamente os ventos assoprando,
Quando uma noite, estando descuidados
Na cortadora proa vigiando,
Uma nuvem, que os ares escurece
Sobre nossas cabeças aparece."
(Camões)
  • Esquema rímico: ab ab ab cc
Os versos decassílabos são chamados heróico quando apresenta tônicas obrigatórias na 6ª e 10ª sílabas; é chamado sáfico quando as tônicas estão na 3ª ou 4ª, 8ª e 10ª sílabas.

d) Soneto
Soneto de Separação

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente. 

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

(Vinícius de Moraes)

Quanto ao vocábulo empregado, as rimas podem ser classificadas ainda como:

pobre: entre palavras da mesma categoria gramatical : amor/flor, amoroso/doloroso, calar/falar.

rica: entre palavras de categorias gramaticais diferentes: arde/covarde, penas/apenas, fino/menino.

preciosa ou rara: terminações não comuns: vê-la/estrela, sê-lo/pêlo, há-de/saudade; cisne/tisne, estirpe/extirpe.

Quanto ao posicionamento, as rimas se classificam em:

a) emparelhadas: AABB/ AAABBB/ AABBCCDD

b) alternadas: ABAB/ ABABAB/ ABCABC

c) entrelaçadas ou opostas: ABBA/ ABBBA

d) internas
"Olhos, olhos de boi pendidos vertem
Prantos por quem se foi. Ouvidos ouvem,
Calam. Crepes enlutam as janelas.
Fundas ouças escutam seus gemidos."
(Jorge de Lima)

e) internas encadeadas:
"Já serena desde a tarde
Já não arde o sol formoso;
Vem saudoso o brando vento
Doce alento respirar."

Encadeamento ou enjambement

Quando a pausa da entonação não coincide com o final do verso, com a estrutura sintática ou mesmo com a estrutura fonológica.

"Quanta gente que zomba do desgosto
mudo, da angústia que não molha o rosto."

(Guilherme de Almeida)

"São nuvens de oxigênio
Teus vestidos? São de vidro?
Ou são vapores de hidro-
Gênio?"

(Martins Fontes)

"Que repórteres são esses
entrevistando um silêncio?
O Correio, Globo, Estado,Manchete, France-Press, telef
otografando o invisível?"

(Carlos Drumond de Andrade)

* Texto retirado do site Por Trás das Letras

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