terça-feira, 9 de setembro de 2008

Mas afinal... O que é Literatura?

Discutimos na primeira aula o que vem à cabeça quando ouvimos a palavra "Literatura".
Muitos disseram "livros". Sim, livros. Mas só os livros constituem a Literatura de um povo?

Segundo a Wikipédia, Literatura é:

1) a arte de compor ou estudar escritos artísticos;
2) o exercício da eloquência e da poesia;
3) o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época;
4) a carreira das letras.

A palavra Literatura vem do latim "litterae" que signifca "letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística. O termo Literatura também é usado como referência a um corpo ou um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a literatura médica, a literatura inglesa, literatura portuguesa, etc.

Assim como a pintura, a música e a dança, a Literatura também é considerada uma arte. Através dela temos contato com experiências as quais não precisamos tê-las vivido para sabermos como fora. É usando a palavra escrita que o homem expressa e eterniza seus pensamentos, mostra a cultura e forma de vida da sociedade de sua época.

Conhecemos hoje inúmeros escritores os quais se consagraram pela arte de escrever. E temos também muitos outros que hoje escrevem e que, talvez, se tornem escritores consagrados no futuro.

Podemos afirmar também que história e literatura caminham juntas, pois nas obras literárias há muitas características vindas do contexto histórico do país, assim como a nossa literatura, a qual começa na colonização, traz a figura indígena nos textos, depois a inconfidência, o modo de vida na cidade etc.

O objetivo das aulas de Literatura é mostrar toda a trajetória da história e da Literatura ao longo dos anos, até a produção que temos hoje. Por isso a cada escola literária que se passa, mais temos a descobrir sobre nossos grandes escritores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário