"Centenário de morte?" Ah, agora lembrou, não é? Claro, com tantos meios de comunicação atualmente falando nesse tal de Machado de Assis! Está em todo lugar: na TV, nas bibliotecas, nas dicas de vestibular, nas escolas... (Aliás, vestibulando, preste atenção nas “datas redondas” que são comemoradas em 2008).
Mas afinal, qual a razão de seu sucesso? Porque as pessoas se apaixonam por sua obra? Por que é considerado o mais importante escritor da literatura brasileira? Através de uma breve análise a seu respeito é possível descobrir.
Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) é considerado o marco inicial do Realismo no Brasil. Nesta obra fica evidente a crítica ao homem bastante presente em sua produção. Afinal, um defunto autor pode ver a humanidade sob outra perspectiva, pois ele não possui mais nada a perder.
A importância do autor para a Literatura Brasileira é exatamente inclusão de um estilo até então não muito presente em nossa Literatura. Ele mistura magnificamente ficção e filosofia. Trás à tona os problemas humanos, como inveja, ciúme e egoísmo, fazendo uma análise psicológica em seus personagens, o que determina a coerência de sua obra.
Outra característica ímpar é a não linearidade de suas histórias. Não há começo, meio e fim marcados claramente. O tempo é determinado pela psicologia dos fatos. É um eterno vai e vem que o leitor só compreende onde está através da subjetividade das situações. E muitas vezes o raciocínio é interrompido para que "converse" com o leitor. É muito comum o diálogo entre autor e leitor.
Machado continua atual. Falava sobre religião, governo, sociedade. Não era tão nacionalista quanto os românticos. Sua obra se passa no Rio de Janeiro, e ele descreveu sua produção simplesmtente como "Brasileira".
Portanto, se você ainda acha que Dom Casmurro é chatíssimo, visite o "Espaço Machado de Assis" idealizado pela ABL (Academia Brasileira de Letras) e apaixone-se pelo escritor. Conhecendo melhor sua vida, a leitura de sua obra torna-se muito mais prazerosa e simples. Depois, dê uma passadinha no Domínio Público e passeie entre as diversas obras de Machado.
Aline Bicudo é técnica em Informática (COTIL/UNICAMP) e graduada em Letras (FAC Limeira). Atua como Assistente de Programação Web, além de ministrar aulas de Literatura Portuguesa e Brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário